Prevista para acontecer no inicio do mês, precisamente no dia 04 de fevereiro, a eleição para escolha da nova mesa diretora do Consorcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS), teve que ser suspensa devido a o grande número de prefeituras inadimplentes. Passado o prazo uma nova data foi marcada para o pleito, dia 27 de fevereiro.
Se a eleição ocorresse no dia 04 de fevereiro o pleito teria apenas uma chapa na disputa, encabeçada pelo prefeito da cidade de Carpina, Carlinhos do Moinho (PSB), e o atual presidente do consórcio na vice, Nicodemos Ferreira (PSB). Nicodemos é prefeito da cidade de Feira Nova.
Para a próxima eleição do COMANAS haveria duas chapas disputando o pleito, a registrada com Carlinhos do Moinho, e outra encabeçada pelo prefeito de Tracunhaém, Belarmino Vasquez (PR). Desde sua eleição Belarmino sempre demonstrou interesse em estar a frente do consórcio.
Durante o encontro com os prefeitos, realizado pelo governo do estado, os pretensos candidatos do Consórcio apresentaram suas chapas. A chapa encabeçada pelo prefeito e Carpina possuía apenas duas composições contra quatorze composições da chapa do prefeito de Tracunhaém. Os candidatos chegaram a um consenso e resolveram que na disputa haveria apenas uma chapa no pleito, com isso Belarmino Vasquez disputará as eleições como candidato único ao consórcio. Adenilson Pereira (PR), prefeito de Salgadinho, será o vice na chapa.
Procurado por nossa equipe de reportagem, Belarmino confirmou a postulação e disse ter o apoio do governo do estado para a disputa. “Irei disputar as eleições como candidato a presidente, em chapa única. Terei o apoio do governo do estado, da mesma forma que tive para ocupar o cargo de presidente do Conselho Fiscal da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco)”, disse Vasquez.
