• Início
    • Contato
GIRO MATA NORTE - O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO

  • Notícias
    • Últimas
    • Polícia
    • Educação
    • Mais Notícias
  • Cidades
    • Zona da Mata
      • Aliança
      • Buenos Aires
      • Chã de Alegria
      • Camutanga
      • Carpina
      • Condado
      • Ferreiros
      • Goiana
      • Glória do Goitá
      • Itambé
      • Itaquitinga
      • Lagoa de Itaenga
      • Lagoa do Carro
      • Macaparana
      • Nazaré da Mata
      • Paudalho
      • Timbaúba
      • Tracunhaém
      • Vicência
    • RMR
    • Agreste
    • Sertão
  • Política
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Economia
  • Promoções
  • Guia Comercial
  • Parceiros
  • Contato
    • Fone
    • E-mail
    • Facebook
    • Msn
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

fotos de rafael 052

O deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM) concedeu, no último dia 14 do mês em curso,na ALEPE, voto de aplausos à Naza FM pelos 25 anos de existência em Pernambuco.O parlamentar esteve visitando a emissora nesta quinta-feira(29),onde concedeu entrevista ao Programa Espaço Aberto, e foi recepcionado pelo diretor-presidente da emissora, Paulo de Moraes de Andrade Lima(Foto abaixo).

fotos de rafael 049

Perguntado,em entrevista, pelo comunicador Flávio Nicetas, em quem votaria para presidente da república em 2014,o democratas confirmou que poderia votar em Eduardo Campos(PSB),possível postulante ao governo federal:“ Meu voto é de quem é de Pernambuco.” disse o deputado,mesmo sendo da bancada de oposição.

Na disputa a sucessão de Eduardo Campos ao governo do Estado, em 2014, ele reforçou apoio ao atual senador Armando Monteiro Neto(PTB): “Eu voto para governador em Armando Monteiro.Homem ético,respeitado e que pode ser um grande governador.”falou Maviael.

Em relação ao município de Macaparana,base eleitoral do deputado,onde o seu candidato sofreu derrota na última eleição para o candidato apoiado pelo seu parente e parlamentar Antônio Moraes(PSDB),com quem disputa na base,ele falou da derrota que sofrera: “Há 36 anos à frente da prefeitura municipal de Macaparana já era momento de mudar.”aliviou o deputado.

O deputado disse que não queria fazer avaliação da atual administração do atual prefeito de Macaparana, Paquinha(PMDB): “Eu não quero fazer avaliação agora sobre a administração do atual prefeito,o que escuto na cidade é que o município tem um prefeito, mas quem administra é o deputado Antônio Moraes.” disparou o deputado.

No final da entrevista,Maviael falou da alegria de ter acompanhado o surgimento da Naza FM na Mata-norte,em 1988.

Os vereadores da cidade de Lagoa do Carro aprovaram, na noite desta quarta-feira (28), um projeto de lei, de autoria do vereador José Luiz (PSDB), que cria o dia municipal do evangélico.

A data será comemorada no mesmo dia da data nacional, 30 de novembro, onde um projeto de lei federal instituiu a comemoração.

O autor do projeto solicitou ao gestor da cidade que realize uma parceria entre a prefeitura e igrejas, para comemorar a data na cidade.

O projeto passará mais uma vez pelo clivo dos vereadores.

O vereador Josivan Valdeci (PSC), conhecido como Van, pediu ao prefeito da cidade de Lagoa do Carro, Jaílson do Armazém (PSB), que sejam construídos abrigos rodoviários ao longo da rodovia PE-090, que corta o município.

Segundo o vereador a rodovia é a única ligação da cidade de Lagoa do Carro com outros municípios. Van disse que os abrigos servirão para os lagoenses do carro se alojar enquanto aguardam a chegada do transporte para leva-los aos seus destinos.

O requerimento foi aprovado e segue para a sanção do prefeito.

A câmara de vereadores do município de Lagoa do Carro aprovou em primeira votação, na noite desta quarta-feira (28), um projeto de lei, de autoria do vereador Sérgio Vasconcelos (PCdoB), que cria a medalha de honra ao mérito José Barbosa de Souza.

A medalha será destinada como forma de reconhecimento a pessoas que contribuem com o desenvolvimento da cidade.

O projeto voltará à pauta da casa, na próxima quarta-feira (04), para ser apreciado pela segunda vez pelos vereadores.

José Barbosa – O nome dado a medalha é do ex-vice-prefeito da cidade do Carpina, José Barbosa de Souza, conhecido por Zezinho Balbino, que exerceu a função durante os anos de 1968-1972. Como vice-prefeito Zezinho Balbino consegui para Lagoa do Carro, hoje município, mas na época era distrito de Carpina, a construção da Escola Jorge Camelo, da Escola de Chã de Ventenas, além de outras ações. Balbino ainda lutou pela emancipação da cidade.

O deputado Antônio Moraes, do PSDB, afirmou, nesta terça (27 de agosto), que está preocupado com a crise instalada na Polícia Federal. Segundo o parlamentar, os policiais desistiram de tentar acordo com a direção da instituição e, há pelo menos cinco anos, estão em negociação com o Governo Federal, em busca de melhores condições salariais e de trabalho, sem obter sucesso. O deputado afirmou que nem mesmo os recursos previstos na lei orçamentária estão sendo aplicados na entidade.
Para Moraes, a situação de descaso em relação à instituição fez com que cerca de 30% dos policiais migrassem para outros órgãos, e outra parte se encontra afastada por licença médica. O parlamentar salientou que a maioria dos afastamentos é por questões psiquiátricas e também lembrou o número de suicídios entre os policiais, que está acima da média.
"Diante da opressão interna existente, aumentou sensivelmente a evasão de policiais federais que migram para outros órgãos do Governo Federal, através de novos concursos, além do aumento considerável do índice de suicídio dentre estes profissionais, o que alcança o absurdo número de quatro vezes mais o que seria considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde – OMS.”, ressaltou.

O deputado afirmou que a crise da Polícia Federal em Pernambuco comprometeu o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Ele registrou, inclusive, a perda do helicóptero que sobrevoava o polígono da maconha. Antônio Moraes ainda salientou que a categoria busca a regulamentação da lei que torna os policiais profissionais de nível superior, assim como os delegados. De acordo com o deputado, a lei foi sancionada há 16 anos.

PARLAMENTARES USARAM A TRIBUNA PARA COBRAR AÇÕES DO EXECUTIVO

Por Samuel Cazumbá

O assunto em pauta na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vicência nesta terça-feira (27) foi a atual crise no setor da saúde. Na realidade o problema está atrelado ao não pagamento dos salários dos funcionários que completarão dois meses sem receber.

Os vereadores Tota de Murupé (PCdoB), Jânio Batista (PV), Irmão Francisco (PTB), Sandoval dos Santos (PSB), Irmão Caroca (PSB), Romeu Ataíde (PT) e José Augusto (PPS) falaram sobre o assunto. Os oposicionistas Tota, Jânio e Francisco foram mais contundentes e teceram severas críticas ao atual secretário de saúde, Carlos Ramiro: "Não estamos preocupados com o que esteja acontecendo em outras cidades, o que importa é o que está se passando em Vicência", argumentou o comunista murupeeense.


Membros da diretoria do SINDSAÚDE local e estadual assistiram parte da reunião e depois se retiraram para uma audiência com o prefeito Paulo Tadeu. Até o fechamento desta matéria (22h15min) ainda não havia retorno sobre a reunião com o gestor.


De acordo com o líder do governo na Câmara, o vereador Romeu Ataíde, o prefeito se comprometeu a quitar o débito com os funcionários da saúde, pagando o mês de julho no próximo dia 30 e o mês de agosto no dia dez de setembro. Segundo ele, esta decisão seria comunicada aos sindicalistas.


OS FAVORÁVEIS...: Dentre os requerimentos apresentados, destaque para o de número 108/2013, de autoria do vereador Jânio Batista (PV) que solicita do executivo a elaboração de um calendário de pagamentos para que os servidores saibam o dia exato de receberem os seus proventos. 

O Projeto de Lei 022/2013 sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), foi aprovado por unanimidade. Assim ficam garantidas parte das receitas para 2014. Já o Projeto que trata da cobrança de IPTU dos novos loteamentos passou com oito votos a favor e dois contrários (Tota e Jânio).

HOMENAGEM: No voto de pesar pelo falecimento da Professora Rivaldira Guerra, fato ocorrido em junho deste ano, o presidente da Casa Mário Ramos, o vereador Bidoga (PMDB), fez a leitura da crônica RIVALDIRA GUERREIRA GUERRA publicada por este blog. (Leia Aqui)

lagoa do carro Os vereadores de Lagoa do Carro rejeitaram o parecer enviado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), que recomendava a reprovação das contas da ex-prefeita Judite Botafogo (PSDB), do exercício 2009.

A votação do parecer da ex-prefeita foi posto em votação, na sessão desta quarta-feira (21), e foi derrotado pelo placar de 9x2.

Apenas os vereadores Lariquim e Doda Correa, ambos do PR e fazem parte da base aliada do prefeito Jaílson do Armazém (PSB).

A doação de um terreno para construção da sede da ONG (Organização Não Governamental) Rede Feminina, foi aprovada durante a terceira sessão ordinária da Casa Dr. Murilo Silva, na noite desta terça-feira (20).

De autoria do vereador Marcelo Pascoal (PDT) o requerimento foi aprovado de forma unanime.

A Rede Feminina atua na luta de combate ao câncer e realiza ações no município do Carpina.

“Com sede própria ficará mais fácil para serem realizadas as atividades da ONG”, disse Marcelo.

O requerimento vai agora para a sanção do prefeito.

O vereador Marinaldo Santos (PSL) conseguiu na justiça a garantia do seu mandato, como vereador da cidade do Carpina.

Nesta terça-feira (20) o processo o qual o vereador responde, por compras de votos durante o período eleitoral, foi julgado pela corte do TER-PE, em Recife, onde os desembargadores deram ganho de causa para o vereador.

A ação contra o vereador é movida pelo suplente da coligação União por Carpina (PSL, PTdoB, PRTB, PMN, PRP), Isaías Francelino (PTdoB), que chegou a ser empossado vereador da cidade, mas Marinaldo conseguiu recuperar seu mandato em menos de 24 horas.

A instalação de uma rede de linhas de transmissão, na área do sítio histórico de Goiana, foi criticada, nesta terça-feira (20), pelo deputado Antônio Moraes (PSDB).

O parlamentar informou que a rede é de alta potência e cruza toda a cidade. Para ele, a medida oferece risco aos prédios tombados e à população que mora ou circula pelo local.

Moraes lamentou o fato da prefeitura municipal ter autorizado a instalação dos equipamentos. O parlamentar informou que vai entrar em contato com a diretoria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico, Iphan, para saber se houve licenciamento na execução da iniciativa.

Ele acredita que a rede poderia ser instalada no entorno da cidade para eliminar o risco. Antônio Moraes informou que vai investigar as consequências da medida para os moradores e, se necessário, entrar com uma ação judicial para impedir a execução do projeto.

CAM00211-300x225O vereador Marcelo Pascoal (PDT) realizou uma ação, nesta segunda-feira (19), no bairro da Senzala, em Carpina.

Marcelo havia sido procurado por moradores da comunidade, no último dia 13 de agosto, onde informaram que o campo de futebol da comunidade estava abandonado, servindo de ponto de drogas.CAM00213-300x336

Através de parcerias o vereador conseguiu que o Matagal que estava servindo para pratica de crimes fosse cortado e que toda aquela área fosse limpa, beneficiando assim os moradores do local e voltando á dar mais um espaço de lazer que se anda tão escasso no município.

27457b (1)

O deputado Antônio Moraes (PSDB) repercutiu, nesta segunda (19), a notícia da prisão de quatro homens suspeitos de integrar uma quadrilha responsável por crimes de sequestro de empresários e comerciantes, na Zona da Mata.

Segundo o parlamentar, a operação foi realizada pela Polícia Civil, através do Grupo de Operações Especiais (GOE).

O tucano salientou que, na última semana, foi à tribuna comentar sobre sequestros que rondavam a região, e acrescentou que havia feito um apelo ao governador e às demais autoridades para que tomassem as providências cabíveis.

Antônio Moraes parabenizou o GOE pelo trabalho realizado, e destacou o desempenho e a competência do delegado do Grupo de Operações Especiais, Cláudio Castro.

O ex-prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), estará anunciando seu futuro político no próximo mês, quando realizará uma grande festa de filiação. O evento acontecer na Monteville Recepções, na cidade Carpina.

Apesar de o ato ter data marcada Botafogo ainda não se decidiu para qual partido irá. Se para o PTB do senador Armando Monteiro ou o PDT de Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. O ex-prefeito, caso seja candidato, fará dobradinha com Marinaldo Rosendo (PSB), prefeito de Timbaúba, para federal na região.

O ex-prefeito substituirá o filho, Botafogo Filho (PDT), que conquistou uma cadeira na Alepe, nas eleições de 2010.

Botafogo foi prefeito de Carpina no período de 2005-2012 e administrou a cidade Lagoa do Carro entre 1999-2003. A família fogo possui um deputado estadual, Botafogo Filho, uma vereadora em Lagoa do Carro, Maria Fogo (PSDB), e uma vice-prefeita, Nicinha Botafogo (PDT), em Tracunhaém.

GEDC3305 Algo tão simples e comum no dia a dia é termos roupas limpas para usar no trabalho, na escola ou até mesmo em casa.

A gestão de Marinaldo Rosendo é marcada por ações que para muitos não faz diferença por estarem em uma zona básica de conforto, mas que existe uma sensibilidade em ver o que parece muitas vezes passar despercebido em algumas outras gestões de diversas cidades.

O bairro do Ozanã, em Timbaúba possui uma lavanderia de estrutura que pode até ser simples e humilde, mas, que é de extrema necessidade para os moradores do loteamento que já ultrapassou a margem de 1.500 casas desde o último censo (2010). A lavanderia encontrava-se em total estado de precariedade e esse diagnóstico de urgência chamou a tenção do Prefeito.

Montada a estratégia do gestor Marinaldo, Secretário de Obras Aryosvaldo Brandão e Diretor de Núcleo Executivo André Fonseca, foi muito mais rápida a ação do que muitos moradores imaginavam.

O momento solene foi nesta sexta-feira (16 de agosto) numa manhã ensolarada na própria lavanderia, sendo entregue oficialmente pelo Vice Júnior Rodrigues representando a figura do prefeito, que a convite estava na ocasião acompanhando o Governador Eduardo Campos pela região.

Além dos discursos de satisfação dos representantes políticos tivemos a gratidão verbalizada por uma moradora que representou as famílias da comunidade. Em simples palavras de Rislene Dias disseram tudo: “Agradecemos demais ao prefeito, pois quem sabe é quem passa”.

mauricio-andrade_thumb1_thumb

O vice-prefeito de Nazaré da Mata e  Presidente do PSD (Partido Social Democrático) municipal, Maurício Andrade,participou do programa Voz do Planalto,na Naza FM,na manhã desta quinta-feira(15),e,em entrevista ao comunicador Ramos Silva,falou sobre as suas pretensões políticas para 2016.

“ Tenho pretensões de ser candidato a prefeito em 2016,mas não vou tirar a legitimidade de outros nomes.Tenho pretensões,só pretensões,essa situação só será confirmada em 2016.”disse o vice-prefeito.

Maurício  também fez uma avaliação positiva da administração do prefeito Nado Coutinho(PTB),principalmente elecando ações da atual administração.

O vice-prefeito também lembrou a sua saída da administração do ex-prefeito Nino(PSDB),do qual ele foi secretário de governo,com quem  diz ter uma boa relação de amizade.Em relação a sua posição em 2014,quando acontecerão as eleições estaduais,Maurício saiu em defesa da candidatura do atual senador Armando Monteiro (PTB) a governo de Pernambuco: “ Armando é o melhor candidato a governador da situação e da oposição.”defendeu o vice-prefeito.

Sobre a possibilidade do governador Eduardo Campos(PSB)  e o senador Armando Monteiro(PTB) estarem em posições diferentes em 2014,Maurício disse não ser bom essa possibilidade: “ Uma decisão dessa não seria bom para ninguém,principalmente para nós (políticos do interior)que apoiamos os dois.”

Maurício confirmou, em entrevista, que apoiará os mesmos candidatos a  deputados(estadual e federal)do prefeito Nado Coutinho, em 2014,diferente de 2010,quando o prefeito apoiou o então candidato a deputado estadual José Humberto e a federal José Chaves,ambos do PTB,enquanto Maurício apoiou o pai e filho, Sílvio Costa,também do PTB.

“O deputado Sílvio Costa pai diz que “gratidão é dívida que não se prescreve”,portanto já paguei,agora estou livre para apoiar a quem eu quizer.” disse Maurício.

O vereador Marcelo Pascoal (PDT) solicitou, através de requerimento, ao Departamento Municipal de Transito do Carpina (DEMUTRAN) para que as lombadas existentes no município sejam sinalizadas. Segundo o requerimento as lombadas físicas devem receber uma pintura especial e que placas de advertências sejam implantadas, alertando sobre as lombadas.


Além deste requerimento o vereador solicitou que faixas de pedestre sejam colocadas nos pontos de travessia, próximos a escolas publicas e privadas da cidade.
O vereador Professor Rogério (PRB) solicitou ao prefeito da cidade do Carpina, Carlinhos do Moinho (PSB), para que seja criado um complexo esportivo na cidade. O pedido foi feito, na noite desta terça-feira (13), durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores da cidade.

No requerimento o vereador solicita que o complexo deverá ser erguido nas dependências do Parque de Eventos Vereador e Radialista J. Cândido, onde funciona a secretaria de turismo, esportes e cultura da cidade.

“Com o complexo esportivo poderemos revelar novos talentos, que irão defender o nosso município o nosso estado e o nosso país”, disse o vereador. O requerimento foi aprovado e seguirá para sanção do prefeito.

Uma ambulância para atender a comunidade de Caramuru e Carauba Torta foi solicitada, na noite desta terça-feira (13), pelo vereador Dudu Izidoro (PSB), na Câmara de Vereadores do Carpina.

Segundo o vereador ambulância ficará fixa na comunidade, para anteder casos a que venha acontecer durante o dia. “A ambulância funcionará 24 horas por dia, para que se acontecer alguma coisa a população não fique refém de vizinhos ou de políticos que se aproveitem da necessidade dos outros”, disse o vereador.

Foi aprovado em primeira discussão, na noite desta terça-feira (13), o Projeto de lei, de autoria do vereador, Junior de Salete (PDT), que denomina o Ginásio Municipal que está sendo reformado, no Loteamento Santa Cruz, em Carpina.

Se passar pela próxima votação, que ocorrerá na próxima terça (20), o ginásio se chamará Ginásio Municipal Josimar Honório de Menezes. O nome pertence a um ex-jogador de futebol do município, que morreu atropelado na PE-090, na comunidade do Juá, no município do Carpina.

O vereador, autor do projeto, disse que a aprovação do nome de Ma é uma homenagem a um cidadão que defendeu o desporto carpinense. Já para o presidente da casa, Tota Barreto (PSB), frisou que a aprovação do projeto quebra um paradigma que existe, “onde só filho de rico ou pessoas da alta sociedade que são homenageados com nomes de grandes obras na cidade”.

PETISTA FEZ UM DISCURSO LIDO E EMOCIONADO

Por Samuel Cazumbá

A expectativa da população vicenciana se voltou para o discurso do vereador Romeu Ataíde, o Romeu do Povo (PT), na Câmara Municipal, na noite de ontem. Apesar disto o público não compareceu e a galeria da Casa Mário Ramos de Andrade Lima estava praticamente vazia.

Fugindo à regra, o vereador Romeu leu o discurso. Nele, fez uma retrospectiva desde o momento da sua prisão até o momento no qual saíra da cadeia. "Paguei um preço muito alto", citou o parlamentar, "Esses dias me fizeram refletir bastante", argumentou. Mesmo, segundo ele, preso de maneira injustiçada, achou que havia chegado o fim de tudo: "Pensei ser o fim da minha vida", lamentou.

Ele disse que a justiça agora foi feita, já que não houve comprovação de sua participação no atentado contra Luiz Carlos dos Santos na eleição passada. Emocionou-se ao falar do apoio que teve da família e dos amigos e afirmou não ter tido dificuldade de relacionamento com os outros detentos. "hoje tenho um olhar mais humano sobre os presos. Eles também são filhos da sociedade, apenas não tiveram oportunidade para vencer na vida. "Na cadeia só há tristeza e desolação", concluiu.

DISCURSOS: Usaram da tribuna os vereadores João Milanez (PDT), Tota de Murupé (PCdoB), Jânio Batista (PV), Irmão Francisco (PTB), Sandoval dos Santos (PSB), Irmão Caroca (PSB), Romeu do Povo (PT) e o presidente Bidoga (PMDB).

Dentre os requerimentos aprovados, destaque para o de número 100, de autoria do presidente da Casa, Bidoga. O documento solicita do executivo providências para que seja instalada internet Wi-Fi grátis nas praças da cidade. Os vereadores Jânio, Tota e João Milanez também apresentaram requerimentos solicitando resolução no saneamento básico em algumas ruas do município; prestação de contas da Festa dos Jerico de Murupé e construção de Postos de Saúde nos assentamentos rurais, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Educação recebeu um voto de aplauso pela realização da IV Conferência Municipal. A proposição foi do petista Romeu do Povo.

Ouça a íntegra do discurso do vereador. Veja também um trecho do mesmo.

Postagens mais antigas Página inicial






Tweets de @giromatanorte

Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online - Cursos 24 Horas
2012 Giro Mata Norte. Direitos Reservados. Proíbida a reprodução parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização.
Desenvolvido por: Rafael Santos