TJPE instala Vara Criminal na Comarca de Carpina

foto de carpina A Comarca de Carpina ganhou nesta quarta-feira (28) uma Vara Criminal. A solenidade de inauguração aconteceu às 10h, no Fórum Dr. José Gonçalves Guerra, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro de São José. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, e do corregedor geral da Justiça, desembargador Frederico Neves.

Em seu discurso, o presidente do TJPE destacou a maior celeridade processual que será conquistada com a inauguração de mais uma unidade judiciária na cidade. Atualmente, o acervo processual da Comarca contabiliza cerca de 8 mil processos. "A cada dia aumenta a procura da população pelo Judiciário. Isso significa que a sociedade acredita na Justiça e não temos o direito de frustrar essa expectativa. Uma das metas da nossa gestão é dotar todas as comarcas do Estado de infraestrutura para atender o cidadão com qualidade e presteza", afirmou.

O corregedor geral da Justiça ressaltou o aumento da segurança que será conquistado no município com a inauguração de uma Vara Criminal. "Nós que vivemos em sociedade precisamos de paz social e a órgão responsável por garantir isso ao cidadão é o Judiciário. A unidade criminal vai levar mais tranquilidade e bem-estar à população", destacou.

Para a diretora do Foro de Carpina, juíza Maria do Carmo de Morais, a instalação da Vara acontece num momento em que o município realmente necessita de mais segurança. "Infelizmente, o número de crimes de homicídio e de tráfico de entorpecentes tem aumentado muito nos últimos anos. A instalação de uma vara especializada na área criminal vai tornar mais efetivo o combate à violência na cidade", disse.

Segundo o juiz Júlio Olney, a instalação da unidade vai desafogar o contingente significativo de processos da cidade. "Além disso, teremos um trabalho especializado voltado para a área criminal, o que resultará no aperfeiçoamento também da nossa atuação nas varas cíveis", afirma o magistrado. Com a instalação da Vara Criminal, as 1ª, 2ª e 3ª varas da Comarca serão transformadas em 1ª, 2ª e 3ª varas cíveis.

A Vara Criminal ocupa um espaço de 95 metros quadrados, que abriga secretaria, sala destinada ao gabinete do juiz e às audiências, e um arquivo. O juiz Júlio Olney Tenório de Godoy vai responder pela unidade, acumulando a titularidade da 1ª Vara Cível da Comarca. A Vara Criminal vai receber um acervo de 2.591 processos que estavam em tramitação nas três varas únicas do Fórum.

A unidade contará com o trabalho inicial de um analista judiciário, cinco técnicos judiciários e um oficial de justiça. Na primeira quinzena de setembro serão encaminhados pelo TJPE mais um técnico judiciário e um oficial de justiça para a Vara, totalizando uma equipe formada por nove servidores.

Também compareceram ao evento de inauguração o prefeito de Carpina, Carlos Vicente de Arruda; o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Antônio Guerra Barreto; o presidente da Ordem dos Advogados Brasil – Seccional Carpina, Francisco Faelante; o assessor especial da Presidência, juiz Humberto Inojosa; a diretora-adjunta de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, Marisa Moraes; o secretário judiciário do TJPE, Carlos Gonçalves; e o secretário de Gestão de Pessoas, Oscar de Barros.

Tags: , , , , , , ,