Nazaré: Prefeitura inicia obras de pavimentação na cidade

naza As obras de calçamento no Município de Nazaré da Mata, agora são uma realidade que irá concretizar os sonhos de muitas famílias nazarenas. As obras estão sendo realizadas através de Projeto apresentado e aprovado pelo FEM, e iniciaram-se imediatamente após a liberação dos recursos.

A Prefeitura de Nazaré da Mata, iniciou as ações, de pavimentação na Rua José Dias da Costa, a Rua de acesso ao Obelisco, marco do centenário de Nazaré, da Mata, construído em 1933, e que será completamente recuperado, e revitalizado, dentro do planejamento da Administração Municipal que tem a finalidade de preservar o patrimônio histórico de Nazaré da Mata, vem desde o inicio da atual gestão, promovendo uma série de trabalhos visando à restauração dos principais monumentos do Município, a exemplo do busto que homenageia o ‘Poeta Mauro Mota’, implantado às margens da Rodovia BR 408, a estatua do Trabalhador Rural [Camponês], e escultura do Caboclo de Lança, na praça homônima que homenageia os 500 anos do Brasil, todos monumentos importantes, e referências da Cidade, alguns com valor histórico inigualável. A ação vislumbra o resgate de nossa história.

As obras de calçamento atingem atualmente, a Vila Madalena, na Rua Projetada ‘A’, onde ao final serão implantados mais de 3.000 m2 de calçamento por uma extensão de mais de meio quilometro. A ação é uma antiga reivindicação dos moradores, e beneficiará diversas famílias nazarenas, que esperam há muitos anos por esta, que é considerada, pelos moradores como a mais importante ação realizada naquela comunidade.

A pavimentação em paralelos, também está com andamento bem avançado, na Rua Joana Gomes de Melo, no Loteamento 11 de Julho. A via está recebendo, quase, 2.350 m² de calçamento. A ação que também beneficiará muitas famílias residentes naquele Loteamento, com a obra de urbanização, a Administração Municipal, visa proporcionar mais conforto e segurança aos moradores do local, além de eliminar pontos de alagamento e evitar a proliferação de doenças.

Estas ações de urbanização são também uma reivindicação muito antiga dos moradores, de Loteamento da Celpe, Loteamento Tamataúpe, no Bairro do Sertãozinho, e Loteamento Laurindo Teobaldo, no Bairro do Juá, e ainda serão beneficiadas as famílias residentes, Rua Professora Iraci de Almeida, ao lado do Campo do Condor, que tornar-se realidade, graças ao empenho, esforços articulações e projetos da atual Administração, que começa a deixar para trás um passado de dificuldades e sofrimentos, em áreas que no período do inverno, ficavam intransitáveis.

A pavimentação em paralelos, no Loteamento Celpe, já será a próxima etapa a ser executada, e irá abranger a Rua Projetada 01, a Rua Projetada 02, a Rua Projetada 03, a Rua D, a Rua Projetada E, a Rua Projetada H, totalizando mais de 3 quilômetros de pavimentação em paralelos, beneficiando inúmeras famílias residentes naquele Loteamento, que passa a ter 110% de suas ruas pavimentadas, doravante, num investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

Esta obra se constitui em um importante beneficio para os moradores do Loteamento da Celpe, pois com a pavimentação será dando um aspecto novo aquela área, e melhorando a qualidade de vida da população e valoriza o patrimônio dos moradores, e restaura-se a autoestima dos nazarenos, e proporcionando boa impressão, além de melhorar as condições de tráfego dos que passam estas ruas.

No Loteamento Laurindo Teobaldo, os moradores reclamaram da precariedade das vias de acesso daquela comunidade, problemática que se agravava, no período de chuvas. O Projeto de urbanização no Loteamento será efetuado na Rua G, na Rua H, Rua Projetada 09, que são as principais vias daquela comunidade.

As intervenções de nivelamento do terreno e recuperação de trechos precários para receber a pavimentação já foram iniciadas, e segundo a análise de técnicos do departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e assim os serviços de pavimentação das vias, se iniciarão com a colocação dos paralelos, sendo mais uma grande ação realizada, e após a conclusão das obras aperfeiçoará a condição de trânsito e tráfego, daquela área.

No Loteamento Tamataúpe, as obras realizadas terão extensão de 621 m², beneficiando os moradores da Rua Diva Pinho de Moraes Cavalcanti, e serão iniciadas já nos próximos dias. Ação é mais um importante benefício, para a população daquela comunidade, que no ano foi beneficiada com uma nova rede de abastecimento de água, que por anos foi um grave problema enfrentado pelos moradores do Loteamento Tamataúpe.

Após aquela realização, a Administração se comprometeu em realizar as ações urbanísticas de pavimentação, outra antiga reivindicação dos moradores, que está sendo atendida possibilitando aos moradores do Loteamento Tamataúpe, melhor fluidez na trafegabilidade, e extinguindo a problemática da poeira no verão, e da lama no período de inverno, sendo aceita como uma importante realização para a população.

Na fase de conclusão, desta primeira etapa de calçamentos, será realizada a pavimentação e paralelos, o calçamento da Rua Professora Iraci Almeida, ao lado do campo do Condor. Em Nazaré da Mata, os investimentos em obras de pavimentação de paralelos nesta primeira etapa, com recursos do FEM, são na ordem de mais de R$ 1.200.000,00 [hum milhão e duzentos mil reais].

A Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, sempre pensando famílias nazarenas, já vem promovendo, há tempos, diversos outros convênios e parcerias, que objetivam principalmente, melhorar a qualidade de vida da população nazarena.

Tags: , , , , , , ,