Miro dos Bonecos poderá se tornar patrimônio vivo do estado

miro Artesão carpinense, reconhecido internacionalmente, Miro dos Bonecos pode entrar para o rol de pessoas que fazem parte do patrimônio vivo do estado de Pernambuco.

O anúncio foi feito pelo diretor de cultura da prefeitura do Carpina, Sandro Guerra. Para Sandro o artesão merece a honraria pelo que tem feito pela arte e cultura do estado. “Miro é reconhecido internacionalmente pela sua arte, ganhou prêmio na Fenearte, já foi premiado em outros países. Miro representa o que existe do melhor da arte de nossa cidade, iremos agora lutar para conseguir tornar o nosso artesão em um patrimônio vivo do nosso estado. Estamos catalogando sua história, suas conquistas, para dar entrada nos meios legais para concorrer à honraria”, explicou Sandro.

Numa iniciativa inédita no país, Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a instituir, no âmbito da Administração Pública, o Registro do Patrimônio Vivo, que reconhece e gratifica com uma pensão vitalícia mensal aos representantes da cultura popular e tradicional do Estado.

A seleção dos contemplados é realizada através de um processo de candidatura por indicação de entidades culturais e órgãos governamentais e da avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Os agraciados assumem a missão de transmitir os seus conhecimentos a alunos e aprendizes em programas de ensino e aprendizagem.

Para concorrer os candidatos devem ser brasileiros, residentes em Pernambuco há mais de 20 (vinte) anos; comprovar participação em atividades culturais há mais de 20 anos anteriores à data do pedido de inscrição; estar capacitados a transmitir seus conhecimentos ou técnicas a alunos e aprendizes.

De acordo com a lei, a cada ano devem ser registrados como Patrimônio Vivo três novos nomes até o ano de 2021 (60 representantes). Como o processo de escolha só foi iniciado em 2005, em janeiro de 2006 o título foi entregue a 12 representantes, o que corresponde ao período retroativo à criação da lei (2002).

Tags: , , , , , ,