Hemobrás discute práticas de sustentabilidade para a unidade em Goiana

hemobras Sete especialistas em tecnologias limpas conhecem, nesta quinta-feira a fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) que está sendo construída no município de Goiana. Hoje e amanhã, eles estarão participando do I Colóquio sobre Sustentabilidade promovido pela Hemobrás para discutir as implicações ambientais dos processos produtivos e as soluções disponíveis para minimizar possíveis impactos. A partir dessa visita técnica, os especialistas poderão identificar e sugerir as melhores práticas a serem adotadas pela empresa.

Entre os especialistas, fazem parte do grupo os engenheiros e professores Asher Kiperstok e Romildo Dias Toledo Filho. Asher é coordenador da Rede de Tecnologias Limpas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalha em parceria com empresas e instituições públicas no sentido de implementar os conceitos de Prevenção da Poluição e de Produção Mais Limpa. Já Romildo é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui larga experiência na área civil, com ênfase em concreto.

A programação começa com uma visita do grupo à fábrica da Hemobrás, na manhã desta quinta-feira. Na ocasião, a Gerência de Incorporação de Tecnologia e Processos (GITP) explicará os processos de produção, as exigências das transferências de tecnologias e as Boas Práticas de Fabricação (BPF); e a Gerência de Engenharia e Automação (GEA) abordará o projeto de engenharia, que inclui a sede administrativa ecologicamente mais correta, os condicionantes do licenciamento ambiental e as particularidades de Goiana.

Na sexta-feira, as atividades acontecem no auditório do escritório operacional da Hemobrás, no Recife, quando os especialistas se reunirão com as equipes da GITP, da GEA e os representantes setoriais da Agenda Ambiental e discutirão sobre os pontos críticos para a busca da sustentabilidade na indústria farmacêutica, incluindo temas como construções sustentáveis, ecoeficiência predial e certificações ambientais; geração de energia alternativa, recuperação energética e cogeração e eficiência energética nos processos produtivos; tratamento de água e efluentes, reciclagem e reuso de água; e prevenção da poluição face aos processos produtivos e de manutenção.

Tags: , , , , , ,