Conferência debate teritórios da Mata Norte

DSC_3154 Nesta terça-feira (06), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, participaram da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Mata Norte. O evento foi realizado no Cetreino, no município de Carpina e reuniu representantes de 19 cidades dessa área, além de nove da Região Metropolitana do Recife, para debater as demandas locais dos segmentos envolvidos com o meio rural.

O desenvolvimento socioeconômico e ambiental, a reforma agraria e a gestão social foram os principais temas discutidos pelos grupos formados no encontro. De acordo com Aldo Santos, é importante que a sociedade esteja cada vez mais integrada com o poder público para buscar caminhos que levem crescimento ao campo.“Para que esse debate aqui tenha força, precisamos de uma sociedade civil participativa, que mostre aos governos o direcionamento que ela quer. Estamos nesse caminho, fazendo e incentivando uma gestão compartilhada ”, afirmou Aldo.

A Conferência Territorial é etapa obrigatória para a realização da 2ª Conferência Estadual, que tem a meta de construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Para José Cláudio, as reuniões são um instrumento de discussão da qualidade de vida no meio rural. “ Nossa proposta é pensar o futuro rural e essa é uma oportunidade para isso”, destacou Cláudio.

Os encontros são realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL.

Tags: , , , , ,