Antônio Moraes defende mobilização dos policiais federais

O deputado Antônio Moraes, do PSDB, afirmou, nesta terça (27 de agosto), que está preocupado com a crise instalada na Polícia Federal. Segundo o parlamentar, os policiais desistiram de tentar acordo com a direção da instituição e, há pelo menos cinco anos, estão em negociação com o Governo Federal, em busca de melhores condições salariais e de trabalho, sem obter sucesso. O deputado afirmou que nem mesmo os recursos previstos na lei orçamentária estão sendo aplicados na entidade.
Para Moraes, a situação de descaso em relação à instituição fez com que cerca de 30% dos policiais migrassem para outros órgãos, e outra parte se encontra afastada por licença médica. O parlamentar salientou que a maioria dos afastamentos é por questões psiquiátricas e também lembrou o número de suicídios entre os policiais, que está acima da média.
"Diante da opressão interna existente, aumentou sensivelmente a evasão de policiais federais que migram para outros órgãos do Governo Federal, através de novos concursos, além do aumento considerável do índice de suicídio dentre estes profissionais, o que alcança o absurdo número de quatro vezes mais o que seria considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde – OMS.”, ressaltou.

O deputado afirmou que a crise da Polícia Federal em Pernambuco comprometeu o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Ele registrou, inclusive, a perda do helicóptero que sobrevoava o polígono da maconha. Antônio Moraes ainda salientou que a categoria busca a regulamentação da lei que torna os policiais profissionais de nível superior, assim como os delegados. De acordo com o deputado, a lei foi sancionada há 16 anos.
Tags: , , , ,