MPPE recomenda o combate as drogas em Nazaré

O prefeito de Nazaré da Mata, Egrinaldo Floriano, foi orientado pela promotora de Justiça Maria José Mendonça, por meio de recomendação, a tomar uma série de medidas para combater o consumo de drogas na cidade e regularizar o tratamento público dos usuários. Entre as ações está a criação de um Comitê Gestor responsável por discutir e implementar campanhas preventivas contra o uso de substâncias entorpecentes e promover políticas públicas de saúde direcionadas à questão. No município, crianças e adolescentes são vítimas principalmente do crack.

No documento, a promotora orienta que o comitê seja composto por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, pelo coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o conselheiro de direito, além do diretor de uma escola municipal, todos nominalmente citados na recomendação. A gestão municipal também deve criar um Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) na cidade.

A representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ainda prevê a reordenação de programas de saúde e assistência social, para oferecer acompanhamento, tratamento e recuperação à crianças e adolescentes usuárias de drogas. A celebração de convênios com as secretarias Estaduais e Nacional Antidrogas com o intuito de obter recursos para dar suporte à rede hospitalar local destina à usuários de entorpecentes.

Maria José também indica que se realize um mapeamento dos casos existentes com o auxílio dos profissionais de saúde e assistência social. O município deve ainda duplicar a quantidade de pessoas habilitadas a trabalhar nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Tags: , , , , ,