Hipercard pode deixar o Recife

Hipercard-Fatura-Online Ainda não é nada oficial, mas o Banco Itaú, que gerencia o cartão de crédito Hipercard, estaria cogitando a possibilidade de transferir a sede da administradora da bandeira do Recife para um município do Estado de São Paulo que ofereça uma alíquota de Imposto Sobre Serviço (ISS) inferior aos 5% cobrados pela capital pernambucana. A gestão municipal recifense não pode revisar o percentual praticado junto à administradora, uma vez que esse movimento implicaria em renúncia fiscal. Uma ação vedada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A migração da sede da bandeira pode gerar uma economia de 60% no que diz respeito aos custos com o tributo.

O município de Barueri, na Grande São Paulo, que cobra uma alíquota de 2% de ISS, seria um dos prováveis destinos da empresa. No entanto, essa operação poderia esbarrar numa questão política. O Hipercard é um cartão de crédito que nasceu no Nordeste e tirar a sua administradora da Região poderia gerar um impacto negativo junto aos seus clientes mais antigos. De olho nesse movimento, outros municípios pernambucanos poderiam entrar na concorrência pela empresa. Olinda, por exemplo, possui uma alíquota de 2%. A permanência da sede da empresa em Pernambuco ainda evitaria um considerável número de demissões. Outro aspecto que pode pesar na decisão que será tomada pelos executivos do Banco Itaú.

O Hipercard nasceu como cartão de fidelidade da rede de supermercados Bompreço, ainda na década de 1970, ganhando o status de crédito apenas em 1993. Em 2004, a administração da bandeira foi adquirida pelo Unibanco, que propiciou a expansão de suas ações para as regiões Sul e Sudeste. Com a fusão da instituição bancária com o Itaú, o Hipercard passou a integrar a rede de cartões de crédito administrada pelo banco. A assessoria de Comunicação do Banco Itaú disse que a instituição não se posicionaria sobre o assunto.

Tags: , ,